quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

O conhecimento químico na era pré - científica

  Desde a pré – história, a Química esteve inserida no cotidiano do homem primitivo, nas suas atividades diárias e necessidades que surgiram conforme o passar do tempo.
  O homem primitivo em algumas de suas atividades, como o uso do fogo, observou o fornecimento de luz e calor, o cozimento dos alimentos e também formação de cinzas com a queima da madeira, a areia tornava – se vidro quando resfriava e o barro ganhava resistência e forma.
  Também fruto de sua necessidade e observação, utilizava utensílios de metais, produzidos pela técnica do martelamento, usando ouro e cobre na forma mais pura e ferro puro proveniente de meteoritos, desenvolvendo o domínio da metalurgia.
  Com este domínio, inicia – se a observação do aquecimento da mistura de algumas rochas com carvão, permitindo a separação dos metais através da fusão, obtendo chumbo e cobre com esta técnica. Também observaram que poderiam fundir diferentes minérios juntos, obtendo materiais com melhores propriedades, iniciando o uso das ligas metálicas na confecção de utensílios. Uma liga utilizada até os dias atuais é o bronze, material moldável e resistente, proveniente da fusão entre cobre e estanho.
  A descoberta de que poderiam obter temperaturas mais elevadas, com a adição de mais ar ao carvão, possibilitou fundir metais com pontos de fusão mais elevados como o ferro e logo após a produzir o aço, seu derivado mais moldável e resistente.
  Podemos observar que a Química desde seus primórdios, é uma Ciência que necessita da curiosidade e observação de seu idealizador, para verificar, perceber os fenômenos e os resultados provenientes dos mesmos. Os metais são extraídos e utilizados desde então, na produção de utensílios e também no desenvolvimento de técnicas produtivas, como a fundição de metais.

Bibliografia

SILVA, C. S.; OLIVEIRA, L. A. A.; OLIVEIRA, O. M. F. REDEFOR: Evolução Histórica da Química. Tema 2 - O conhecimento químico na era pré - científica, 2011. Disponível em < http://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40346/6/2ed_qui_m1d1.pdf>. Acesso em 26 jan. 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário