Inglaterra, 1909
Caro amigo Dalton, como vão seus trabalhos por aí?
Senti muito pela não aceitação de seus conceitos sobre a formulação da água e da amônia, mas foi um grande passo suas idéias sobre a matéria ser composta por pequenas partículas indivisíveis, os átomos e também que os mesmos podem se combinar, formando novos compostos. Sem dúvida, serviu para início de vários estudos sobre a composição da matéria. Um exemplo do que lhe falo, é nosso amigo Thonsom, a partir das idéias do amigo e o descobrimento e o armazenamento da eletricidade, Thonsom percebeu que as partículas indivisíveis, possuíam subpartículas e que as mesmas eram eletricamente carregadas (positivas e negativas), propondo então, um novo modelo, sendo uma esfera positiva e dentro da qual os elétrons (negativo) se moveriam, conhecido como o modelo “pudim com passas”. O amigo Thonsom nunca reconheceu ou utilizou essa expressão, mas é amplamente divulgada por todos.
Até eu amigo Dalton, me interessei por essas pequenas partículas, os átomos e observando o modelo proposto por Thonsom, percebi que não seria possível a matéria ser estável.
Comecei então, a realizar alguns experimentos de espalhamento de partículas alfa e beta. No início de meus experimentos, constatei que grande parte das partículas alfa atravessavam uma fina lâmina de ouro, uma pequena parte era levemente desviada e outra retornava como se batesse em uma parede maciça.
No final, percebi que o átomo idealizado pelo amigo, possuía mesmo subpartículas positivas e negativas. As partículas positivas estavam situadas em um núcleo e as partículas negativas orbitavam ao redor deste núcleo e também existiam grandes vazios.
Fui obrigado, a postular um novo modelo, o modelo do átomo nuclear.
Caso tenha novidades, amigo Dalton, eu volto a lhe escrever.
Sinceros abraços do amigo,
Ernest Rutherford.
Referências Bibliográficas
SILVA, C. S.; OLIVEIRA, L. A. A.; OLIVEIRA, O. M. F. REDEFOR: A Visão Macroscópica da Matéria: Aspectos Gerais sobre a História da Química Moderna. Disponível em <http://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40431/6/2ed_qui_m1d2.pdf>. Acesso em: 23 nov. 2011.